Esta foi a bicicleta escolhida para o nosso filho de 6 anos. Quando começamos a ver de bicicletas para ele delineámos algumas características que consideramos imprescindíveis para o que pretendíamos para ele:
- Travões de disco hidráulicos Tektro HD-J285 – Não é comum em bicicletas de 20” mas sabíamos que existia. A facilidade de travagem não tem nada a ver com os de cabo e muito menos com os V-brake. Uma criança de 6 anos tem mais dificuldade para usar as manetes de travões de modo que achamos importante um sistema o mais leve e preciso possível. Importante que as manetes sejam especificas para crianças ou seja mais pequenas que as de um adulto que é o caso das Tektro montadas nesta bicicleta.
- Manipulos de mudanças de 8 velocidades da Microshift TS39 de alavanca – Regra geral as bicicletas para crianças veem com o sistema de punho ou “grip shifts”. No entanto e em parte por pesquisa sobre o tema preferimos o sistema tradicional e a nossa experiência não poderia ter sido melhor. Logo no primeiro dia o Miguel já conseguiu mudar de mudanças e perceber o mecanismo foi super rápido. Além de serem muito fáceis de manusear, não vai precisar de aprender um outro sistema dado que a maioria das bicicletas de adulto usam este sistema!
- Distancia de entrepernas de 534mm – Esta é a altura até ao quadro à frente do banco. É importante que a criança quando está em pé à frente do banco não se magoe e nesta bicicleta esta distancia é relativamente baixa o que ajudou imenso no inicio. Para medirmos na criança, colocamos um livro entre as pernas e medimos do chão até ao cimo do livro.
Outras características que apesar de não terem sido determinantes na escolha da bicicleta são muito interessantes:
- Pneus largos Vee Tire Crown, medida 20×2.6” – É sabido que quanto mais largo for o pneu maior a resistência. Mas para quem pretende andar em caminhos de terra, tem uma serie de vantagens. Podemos constatar que esta medida de pneu para o peso do nosso filho, permite circular com pressões muito baixas o que se traduz numa aderência extraordinária, principalmente em zonas de areia. Quase parece uma mini bicicleta Fat! Alem disso ajuda a amortecer as irregularidades do terreno facilitando a progressão.
- Suspenção frontal Suntour XCM80 Boost – Não é determinante mas para circular em caminhos difíceis dá mais segurança. No entanto a suspensão que vem com esta bicicleta não é indicada para crianças na nossa opinião. É demasiado pesada, cerca de 2,5kg o que numa bicicleta de 20” é imenso, e devia de ser a ar que ajudava imenso na sensibilidade e no peso da mesma. Também achamos que as molas são demasiado duras para o peso do miúdo. É claro que na zona de preços que pretendíamos não se pode ter tudo de modo que já temos previsto um upgrade mais tarde para uma suspensão melhor. Uma pequena nota. A Suntour tem molas mais suaves que melhoram a sensibilidade da suspensão para ciclistas mais leves. Já as temos mas ainda não colocámos. Assim que as experimentarmos fazemos uma atualização.
De resto é uma bicicleta com componentes de entrada de gama, compreensível para o preço, mas que no seu conjunto e excetuando a suspensão funcionam muito bem. Apresenta um quadro de geometria moderna e com distancia entrepernas reduzida. E como já foi dito está concebida para poder levar pneus mais largos que o normal. E mais importante de tudo o Miguel adora! E ao longo deste dois meses a evolução tem sido absolutamente incrível o que diz muito da bicicleta.
Olá,
Excelente escolha tendo em conta as características.
Em relação à suspensão vejo duas potenciais soluções:
– com um bom pneu, que é o caso, podem poupar peso na bicicleta ao trocar por um garfo com a mesma medida (para nao alterar a geometria) e compensar com menos pressão no pneu,
– uma suspensao corrige más escolhas de caminho, sendo uma 20″ podem tentar contactar o fabricante e trocar a mola por uma de taragem adequada
Abraços e boas viagens, postagens e fotografagens eheh
Olá, obrigado pelo feedback.
Já montámos a mola adequada e ficou um pouco melhor se bem que ainda um pouco rija demais.
Também já pensámos em trocar por um garfo rígido só que ainda não consegui encontrar um com estas medidas e eixo passante boost 15×110 da roda da frente. Os que existem são normalmente para rodas 27.5 ou 29 ou seja muito grandes.
A solução passaria por montar uma suspenção com estas características, a Manitou Junit 20 ou 24 que são a ar e muito mais leves que esta. Só que também muito mais caras!
Se entretanto conhecer algo que nos possa ajudar agradecemos imenso.
Melhores cumprimentos,
Mário